Rádios

Rádios e sistemas de audição de música ‘on line’

Sou amante de rádios on line. Prefiro mil vezes uma boa rário a sistemas de socialização de música e criação de rádios pessoais como radio365, lastfm etc. Nesses últimos, em geral, ouvimos apenas o trivial, midiático, comercial. Além disso, a organização desses sistemas por estilos musicais limita o fluxo musical ao estilo escolhido.

Ao contrário, uma rádio de verdade apresenta seleção musical de profissional de música. Se possuir identidade e independência, representa mecanismo de divulgação de novos artistas, novos sincretismos, além de tocar músicos consagrados atemporais, que quase sempre não aparecem nas rádios convencionais. Opto por rádios online, pois em minha cidade, Belo Horizonte – MG, as rádios de FM são péssimas.

Já adianto que prefiro os estilos folk/’world’, new age (acústico), céltico, árabe, persa, indiano, rock clássico e progressivo, MPB. Meus músicos/compositores preferidos: Milton Nascimento, Boca Livre, Ira, Madredeus, Jorge Drexler, Mercedes Sosa, Souad Massi, Natacha Atlas, Luar na Lubre, Beatles, Katie Melua, Bach, Beethoven, Händel, Ennio Morricone, Enya etc. Meio careta e antiquado não é?

Apresento a seguir lista (impermanente) de sites e rádios que mais utilizo, que talvez o internauta não conheça.

Rádios:

Canada Radio (Espace Music) – Permite selecionar gêneros -Chanson/Pop, Rock, Classique, Monde, Jass, County/Folk, Hip/Hop – e tipos/categorias – coeur, âme, corps (gênero Monde).  Acessar link SPACE.MU a partir de Canada Radio. No caso da opção Monde,  a seleção de músicas é variada, no sentido de não repetir (incoveniente da radio FrequenceTerre) e de ser de origens diversas. Para mim é a melhor rádio ‘on line’ e a que mais escuto.

FolkRadio.ru – Músicas folk dos EUA, Europa (música céltica) e Rússia. A música russa é excelente e variada. O único incoveniente é o idioma.

Rádio de Bem com a Vida – Músicas new age.

Rádio Cultura – Músicas eruditas. Excelente.

FrequenceTerre – Ótima seleção de estilos, mas com o grande incoveniente de repetir demais. Muitos dos meus músicos prediletos descobri nessa rádio.

Sistemas:

Grooveshark – Para ouvir quaisquer autores sem restrição.

InternetRadio – Ótimo para descobrir novas rádios

MusicMe – Ótimo para buscar CDs. A versão não paga inseri intervalo entre músicas.

MusicoVery – Sistema interessante, pois não limita a audição a apenas um estilo. Entretanto, quando se escolhe uma configuração as músicas são muito repetitivas, além de serem mais comerciais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s